Um estudo realizado pela multinacional de educação EF Education First revelou que a tecnologia é uma importante aliada para a democratização do ensino de inglês ao redor do mundo. A organização, que levanta anualmente o Índice de Proficiência em Inglês (EPI) dos países, também aponta que regiões com maior conectividade possuem maior nível de conhecimento do idioma.
De acordo com Danilo Miglio, diretor Comercial da English Work, plataforma capixaba de ensino on-line de inglês, os dados não são uma coincidência. Isso porque a internet tem possibilitado que cada vez mais pessoas tenham acesso ao ensino da língua inglesa por ferramentas digitais. “Graças ao ensino à distância, por exemplo, é possível estudar a língua em qualquer hora e lugar, de acordo com sua rotina. As aulas podem ser acessadas até mesmo em smartphones, o que proporciona maior praticidade”, revela.
Além disso, Danilo explica que os cursos on-line costumam ter preços mais acessíveis que os praticados em escolas presenciais tradicionais de idiomas, o que possibilita que indivíduos de classes sociais mais baixas possam adquirir conhecimentos em inglês e até mesmo alcançar a fluência, influenciando positivamente sua carreira no mercado de trabalho.
Uma prova disso são as diversas pesquisas na área de recursos humanos que mostram que profissionais com mais habilidades na língua inglesa conquistam melhores oportunidades no Brasil e no exterior e, consequentemente, maiores salários.
O diretor observa ainda que apostar na tecnologia para o ensino de inglês também traz benefícios para o desenvolvimento do país, inclusive fortalecendo o comércio internacional. Isso porque, segundo o economista Pankaj Ghemawat, um idioma em comum aumenta em até 42% as relações comerciais entre nações.
Atualmente, no entanto, o Brasil ocupa a 70ª posição entre 113 países analisados e está classificado com nível baixo de proficiência em inglês. Para Danilo, a democratização do ensino é fundamental para que mais pessoas tenham acesso ao idioma, melhorem suas habilidades e impactem positivamente a economia brasileira.
“O inglês é o idioma oficial de 67 países de cinco continentes. Dominá-lo é poder compartilhar conhecimento com pessoas de diferentes partes do mundo. É ter acesso às mais modernas pesquisas e inovações em diferentes áreas. No mundo dos negócios, a habilidade possibilita mais networking e eficiência na negociação e apresentação de projetos para empresas multinacionais e, consequentemente, estabelecimento de parcerias”, ressalta.
No Comment! Be the first one.